segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tutorial - O que São vírus de computador

1 - O que são vírus de computador ?

Um vírus de computador é um programa que pode infectar outro programa de computador através da modificação dele, de forma a incluir uma cópia de si mesmo.
A denominação de programa-vírus vem de uma analogia com o vírus biológico, que transforma a célula numa fábrica de cópias dele.
Para o público em geral, qualquer programa que apague dados, ou atrapalhe o trabalho, pode levar a denominação de vírus.
Do ponto de vista de um programador, pode ser descrito como um programa altamente sofisticado, capaz de tomar decisões altomaticamente, funcionar em diversos tipos de computadores, e apresentar um índice mínimo de problemas ou mal funcionamento.


2 - Quais os tipos ?

Vírus de Disco:

Infectam o Boot-Sector (Setor de boot). Esta é a parte do disco responsável pela manutenção dos arquivos. Da mesma forma que em uma biblioteca precisa-se de um fichario para saber onde se encontram os livros, um disco precisa ter uma tabela com endereço dos dados armazenados. Qualquer operação de entrada e saída (carregamento ou salvamento de um arquivo, por exemplo), precisaria do uso dessa tabela. Salvar um arquivo num disquete infectado possibilitaria a ativação do vírus, que poderia infectar outros disquetes e o disco rígido.

Vírus de Arquivo:

Infectam arquivos executáveis ".exe" ou ".SYS", ".OVL", ".MNU", etc. Esses vírus se copiam para o início ou fim do arquivo (concatenação). Dessa forma ao se chamar o programa X, o vírus se ativaria, executaria ou não outras tarefas e depois ativaria o verdadeiro programa.

Vírus Multi-Partite:

Infectam tanto o Boot-Sector quanto arquivos executáveis.

Vírus como DIR-II

Alteram a tabela de arquivos de forma a serem chamados antes do arquivo programa. Não são os FILE-INFECTORS nem são realmente BOOT-INFECTOR e muito menos multi-partites

2.1 - Características:

vírus residentes e não residentes:

Os primeros vírus eram de concepção muito simples e funcionavam como programas reprodutores apenas. Ponto final. Se um programa não infectado for acionado, ele não será infectado. Os vírus residentes, mais sofisticados, permanecem na memória após o uso do programa infectado. Portanto podem infectar qualquer programa que for chamado durante uma mesma sessão de programação, até que o computador seja desligado. Nesse caso, toda vez que o computador for ligado, o vírus será carregado para a memória, podendo infectar qualquer programam que for usado.

0 comentários:

Coloque a imagem acima no seu Blog
Tollbar:
Template produzido por - Fire Zap